1 de dezembro de 2015

Adornos: Matéria prima para o pecado, Parte 1.


Caros irmãos – hoje em dia as jóias (brincos) tornaram-se moda inclusive entre o meio masculino –  desde tempos remotos, muito antes do monte Horebe, no Sinai, as jóias são símbolos do pecado, ou seja, matéria prima para o pecado!
Quando Jacó e sua família fizeram um voto para com Deus, ...Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. (Gênesis 35:1-4 RA).

Jacó compreendera perfeitamente que se não era bom para ele, não seria bom para ninguém... Enterrou as suas jóias, não as doou, não as vendeu a ninguém, enterrou-as sob um carvalho. 

Mas, o mais importante de tudo isto é que você tome esta decisão de não mais usar jóias, como Jacó e sua família tomaram. Veja que quando eu tomo a decisão de agradar a Deus, livrando-me das minhas jóias, estou dando um grande passo em direção a Ele.

Deus sempre orientou o Seu povo a não usarem jóias, principalmente depois do Horebe, veja: Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então, os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante. (Êxodo 33:4-6 RA).

No monte Horebe o povo havia corrompido-se, enquanto aguardavam Moisés... Exigiram que o irmão de Moisés, Arão, lhes fizesse uma imagem de escultura – um bezerro de ouro. Cedendo, ...disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. Êxodo 32:2-3.
O resultado disto Paulo nos recordou: ...Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil... Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. I Cor. 10:7-8, 11-12.

O Apocalipse nos mostra uma mulher prostituída simbolizando a igreja decaída – apostatada – toda vestida e adornada com jóias. Apocalipse 17:4 – Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
O Apocalipse 18:16 confirma: ...dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas..