24 de setembro de 2015

Falsa liberdade!

Jesus declarou que a verdade liberta, após se tomar posse desse conhecimento. Que a mensagem do evangelho é uma mensagem de libertação, não há qualquer sombra de dúvidas, o que não certo é que o cristianimso moderno esteja anunciando uma mensagem libertadora, ou que os cristãos atuais estejam de fato experimentando uma verdadeira liberdade, isso sem dúvidas não é uma verdade.



Estamos vivendo em um processo claro de religião que escraviza, e estamos dando um nome a isso: evangelho. Porém não é.
Se o evangelho é libertação, então porque o cristão moderno torna-se um escravo do consumismo, do futebol, das vaidades, da sensualidade, do entretenimento pecaminoso .....? Porque ele está completamente alienado ao materialismo, a estética e ao capitalismo descontrolado ao invés de estar livre dele? O jesus pós moderno, inventado para satisfazer as necessidades fisicas e emocionais do homem, é outro Jesus. O jesus moderno, que estão proclamando em todas as direções é o jesus que salva, dá situação financeira precaria, que salva o homem da doença fisica, que resolve os problemas emocionais e psicológicos, e portanto um salvador psicológico, nunca porém um salvador integral, levando-se em conta o princípio da salvação da alma, tal como os evangelhos expõem tão claramente.

O verdadeiro cristianismo liberta o homem das paixões do seu coração, mas hoje vimos como muitos cristãos são escravos das paixões de seus corações. O que movimenta a vida espiritual de muitos é apenas algo egocentrico, que escraviza e não liberta.
Se não bastasse tudo isso, vimos como muitos se aprisionam em quatro paredes do templo e reduzem o cristianimso a um sistema liturgico interno, todos se dão bem como crentes dentro de um templo. Lá todo mundo louva, dá glória a Deus, ora, testemunha e parece ser feliz e cheio de satisfação, parece que uma igreja em horário de culto consegue conter o maior número possível de protótipos de homens e mulheres perfeitos, porém. A vida nada mais é do que uma fachada, um verniz finíssimo, que não suporta a menor prova de autenticidade. Infelizmente!
Antigamente o evangelho era compromisso com uma fé autêntica, hoje essa fé superficial apenas compromete a nossa identidade de cristãos. Como se pode provar de forma cabal que estamos vivendo uma crise de indentidade? Simples! Antes tinhamos apenas uma biblia e liamos e agora temos muitas biblias de estudos e devocionais, mas não estamos lendo nenhuma. Antes a base da igreja era a santidade agora é só os números, a visão geral do cristianismo moderno é uma teologia materialista onde ter é o essencial, em oposição a uma visão considerada arcaica e antiquada de um cristianismo que valorizava o sofrimento e as dificuldades como caminho de crescimento e experiência de fé. O resultado disso são igrejas abarrotada de pessoas e ruas completamente vazias de pessoas que fazem a diferença por serem cristãs. Vivemos a época das cisternas rotas, o fique, substituiu o Ide de Jesus, se converta e fique dentro das quatro paredes de um templo, é tudo o que temos a oferecer.
Além disso há uma quantidade enorme de pulpitos cheio de teologias psicologizadas e completamente vazios do verdadeiro Cristo como pessoa. E por isso mesmo é fácil deduzir que o evangelho moderno substitui a obediência a qualquer custo pela satisfação pessoal de qualquer maneira. Assim vimos como muitos experimentam uma prisão, porque fizeram do neo-cristianimso uma espécie de monasticismo, onde enclausuram os cristãos em quatro paredes, atam eles a liturgias e teologias, e deixam de ser sal e luz do mundo. Não se experimenta assim o poder libertador de um evangelho, que deve fazer um cristão um discípulo, que acenda a tocha da verdade e saiam pelos quatros cantos do mundo e preguem o evangelho a todo mundo, ao invés de ficarem limitados a quatro paredes somente....