2 de agosto de 2016

O Inferno é Eterno?


O aspecto mais estarrecedor do inferno é a sua duração. O inferno é eterno. O inferno durará para sempre. Pode você compreender a eternidade?


Nenhuma equação ou fórmula matemática podem explicá-la. A sua mente não pode imaginar a eternidade, mas é real.

Somente este aspecto do inferno deve fazer que os homens gritem em arrepentimento.

Não é surpreendente que os céticos de todos os tempos atacaram a natureza eterna do inferno, substituindo-a por doutrinas como a da aniquilação dos maus em seu lugar.

Olhemos as Escrituras para verificar a natureza eterna do inferno e para tentar compreender melhor a eternidade. Então nós exploraremos porque o inferno deve ser eterno.
"E o diabo que os enganava foi lançado ao lago de fogo e enxofre, onde estão também a besta e o falso profeta; e serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 20:10).
Este versículo dá-nos claramente a duração do inferno. O inferno é para os séculos dos séculos. Como podia uma expressão mais forte, mais determinante ser usada? Se o Espírito de Deus quiser comunicar a natureza eterna do inferno aos homens que poderia comunica-la melhor que a expressão "pelos séculos dos séculos?"
A Escritura não tem nenhuma expressão mais elevada usada para denotar a eternidade que "pelos séculos dos séculos", porque ela mesma é frase usada para nos dizer sobre a existência eterna de Deus, como em Apocalipse 4:9: "a Ele que se senta no Trono, a Ele que vive pelos séculos dos séculos." Alguém duvida que Deus vive por toda a eternidade?
Como então pode alguém duvidar que o inferno não durará toda a eternidade se a mesma expressão é usada para ambos?


Jesus Cristo, descrevendo o dia do grande Julgamento, diz da separação do mau e do justo usando estas palavras: "e estes entrarão na punição eterna, e os justos na vida eterna" (Mateu 25:46). Há alguém que negue que o Ceu existe eternamente? As vidas dos salvos no Ceu terão fim um dia futuro? Naturalmente não. Mas a mesma palavra grega que é usada aqui neste versículo para falar da vida eterna dos justos, é usada para falar da punição eterna dos maus.

O inferno durará durante o mesmo tempo que dure o Ceu.
No inferno haverá uns graus diferentes de tormento apontados para cada homen, como está indicado por um número de pasagems das Escrituras. Lucas 12:47-48 diz: "e esse escravo que soube a vontade do seu Mestre e não se preparou nem obrou de acordo com a Sua vontade, receberá muitos chicotes, mas esse quem não a soube, mas as ações cometidas são dignas de uma punição, receberá poucos."
Jesus Cristo diz em Mateus 11:24: "não obstante, eu digo-lhes que será mais tolerável a puniçao para a terra de Sodoma no dia do julgamento que para vocês." Os versículos em Mateus indicam que as pessoas de Cafarnaum receberão uma punição maior no dia do Julgamento do que aqueles que tinham vivido em Sodoma.
Os versículos em Lucas falam de uma diferença no julgamento baseado na quantidade de Luz recebida: alguns receberão muitos chicotes e outros receberão poucos.
Aqueles que cometem uns pecados maiores que outros ou mais pecados que outros receberão uma punição maior no inferno (João 19:11).


Os hipócritas religiosos, aqueles que professam o cristianismo mas não são cristãos reais, serão punidos mais severamente que outros (Mateus 23:14-15). O Senhor dissera de Judas Iscariotes, "seria melhor para esse homem se não fosse nascido" (Mateus 26:24). Como poderiam algumas destas coisas ser ditas como verdadeiras se a aniquilação fosse o que esperasse aos homens após a morte? A presença de graus diferentes de punição tem sentido somente à luz da capacidade de sentir o tormento. Poder-se-ia dizer que seria melhor para Judas se nunca fosse nascido se a aniquilação fosse todo o que o esperava?
A aniquilação não é nenhuma punição em absoluto.


Cada vez que os não crentes pecam incrementa-se o seu tormento no inferno. Cada dia que os pecadores continuam a viver e respirar aqui na Terra sem arrependimento, estão adicionando dor aos seus tormentos no inferno. Romanos 2:5 diz-nos: "mas por causa da sua obstinação e o seu coração não arrependido você está armazenando ira para você no dia da ira e da revelação do justo julgamento de Deus."O Senhor Jesus incentivou aos justos a acumular tesouros no Céu melhor que na Terra.
O maus estão aumentando as suas iras e tormentos futuros no inferno cada dia que continuam pecando. Adicionam tormentos à sua punição diariamente.

No inferno os homens desejarão que nunca tivessem nascido.
Charles Haddon Spurgeon disse: "no inferno não há nenhuma esperança. Não há mesmo a esperança de morrer - a esperança de ser aniquilados. Para sempre --PARA SEMPRE-- são condenados para sempre! Em cada grão do inferno, lá esta escrito "para sempre". Nos fogos, as chamas brilham com estas palavras, "para sempre". Acima de suas cabeças, leram, "para sempre". Os seus olhos são esfolados e os seus corações são doloridos com o pensamento "para sempre".

Cristopher Love usa uma ilustração para tentar-nos ajudar a compreender o que a eternidade significa: "suponha que todas as montanhas da Terra são montanhas de areia, e que muitas mais montanhas foram adicionadas ainda, até que alcançaram até o Céu, e um pássaro pequeno vem uma vez cada mil anos e toma um grão de areia desta gigantesca montanha, haveriam passar uma quantidade inumerável de milhões de anos antes de que essa massa da areia fosse consumida, e ainda assim este processo teria um final; e seria feliz o condenado, se o inferno não durasse mais que esse tempo; mas esta é a miséria do homem no inferno, ele não terá mais esperança de sair depois que transcorridos milhões de anos, que quando foi lançado primeiramente lá dentro; porque os seus tormentos serão pela eternidade toda, sem fim, porque o Deus que o amaldiçoa é eterno."


Anteriormente olhamos a necessidade do inferno ou por que deve haver um lugar como o inferno. Agora nós olharemos por que o inferno não deve somente existir, mas porque deve existir eternamente. Por que é necessário que o inferno seja eterno? Há diversas respostas que nós exploraremos brevemente.
A primeira razão que nós olharemos é a mencionada por Cristopher Love na passagem citada.
O Deus que condena aos homens é um Deus eterno. "A eternidade do inferno está baseada finalmente na natureza de Deus."
É eterna a palavra de Deus? É a natureza de Deus eterna? A Escritura diz-nos: "Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje, e pelos séculos" (Hebreus 13:8). "A Sua Justiça resiste para sempre" (Salmos 111:3). "
A palavra do Senhor permanece para sempre" (I Pedro 1:24). Se a palavra de Deus é eterna, se a Justiça de Deus é eterna, se Deus mesmo é eterno, então por que não deve a Sua ira ser eterna também?
Como eternamente existente, todos os atributos de Deus são eternos e imutáveis; consequentemente, o inferno, como uma expressão da ira de Deus, deve ser eterno.


O inferno deve ser eterno porque a justiça de Deus nunca ficaria satisfeita pela punição finita dos pecadores, não importa quanto muito tempo durasse. Jesus Cristo explicita isto quando fala sobre fazer as contas com o seu acusador antes de que chegue o Julgamento, se não você será conduzido à prisão e "eu digo-lhe que você não ha partir de lá até que pague o último centavo" (Lucas 12:59).
O homem não pode dar nada para pagar pelos seus pecados. Nenhuma quantidade de punição no inferno, não importa quanto dure, pode limpar os pecados. É impossível; consequentemente, o inferno deve ser eterno.

Por último, o inferno será eterno porque os homens continuam a pecar no inferno. Aumentarão e agravarão a sua culpa lá. O inferno é um lugar onde os condenados blasfemarão contra Deus e contra eles mesmos.Os homens maus aumentarão os tormentos uns aos outros, ao se acusarem e se condenarem entre eles.
Os homens não se arrependem no inferno porque o caráter dos pecadores não muda. Permanecem pecadores para sempre. Os homens continuam a pecar toda a eternidade, consequentemente,
Deus puni-los-á eternamente.