3 de novembro de 2015

Tire os atavios!


Em êxodo capítulo 32 relata que Moisés estava no monte em contato direto com Deus recebendo os 10 mandamentos e o povo embaixo esperando a volta do seu líder, Moisés. A Bíblia diz que o povo vendo que Moisés tardava em descer do monte acercou-se de Arão e lhe disse: “... faz-nos deuses que vão adiante de nós...” (Êxodo 32:1). Arão cedeu diante da pressão do povo e, das argolas de ouro das orelhas das mulheres foi feito o bezerro (Êxodo 32:2-4). O povo entra na orgia e passou adorar o bezerro de ouro. Moisés, ao descer do monte, aproximou-se do arraial e vendo o bezerro e as danças, lançou as tábuas da lei no bezerro de ouro e o destruiu e depois queimou os pedaços no fogo, misturou o pó e a cinza com água e deu de beber aos filhos de Israel (Êxodo 32:19 e 20). Veja bem, o povo bebeu uma sopa: cinza e pó de ouro misturado com água. Certamente essa bebida causou muita acidez no estômago dos Israelitas. Eu posso imaginar muito deles com azia e náusea. Moisés, assim procedeu porque ele queria deixar claro que o Senhor sente náusea quando alguém se envolve com ídolos, quando alguém está apegado ao supérfluo. O diabo sabia que se o bezerro fosse feito dos atavios das mulheres israelitas facilmente o povo adoraria o bezerro, pois era apegado ao ouro de suas argolas, pulseiras e colares. Hoje, muitos filhos e filhas de Deus estão tão apegados às jóias que não saem de casa sem antes colocarem seus brincos, pulseiras e colares. Deus sente náusea com esse comportamento, pois os atavios foram sinais da apostasia e da idolatria.

Em Êxodo 33:5 Deus manda que Moisés ordene ao povo tirar os atavios: “Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: diz aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer”.
Observe: Deus disse que só saberia o que fazer com o povo se cada um tirasse os atavios. Se Deus acompanhasse o povo ataviado consumiria a todos. O fruto da mensagem de Deus foi: arranca os atavios! A Bíblia diz que os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios, aleluia! “Então os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante” (Êxodo 33:6).
Que belo exemplo de consagração!
Que admirável esvaziamento de vaidades pessoais!
Fujam irmãos e irmãs amados, das vaidades das jóias! E observem, atentamente, esta grave advertência: “Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão” (Provérbios 11:22).
Observe a declaração do apóstolo Paulo: “Ninguém me moleste, porque eu trago no corpo as marcas de Jesus”. (Gálatas 6:17).
A marca que os crentes devem trazer não é a marca do furo da orelha, nem a marca do colar, nem a marca da pulseira, mas a marca da santidade, do fervor e do Poder de Deus!