2 de fevereiro de 2017

Desça do salto alto!

Na corte de Luís XIV, marco do absolutismo francês, o 

charme era calçar chamativos sapatos com saltos vermelhos.

 Por muito tempo, os calçados com salto foram privilégio da 

nobreza, e importante marca de status. O tempo passou, o 

calçado se sofisticou, ganhou novos modelos e os saltos foram

 ganhando outra função: sensualidade. Pode-se dizer que o

 apogeu veio nos anos 50, quando Roger Vivian desenhou o 

salto agulha para Christian Dior. O resultado: bumbum 

empinado e seios para frente. Elegância e sensualidade 

combinadas.


Significado de Sensual


Adj. Relativo aos sentidos.
Que satisfaz os sentidos: prazeres sensuais.
Voluptuoso, lascivo, lúbrico: vida sensual.
s.m. e s.f. Pessoa sensual, libertina.

O salto alto é supostamente o responsável por uma postura positiva e sensual esse é slogan principal dos sapatos de salto alto; A Sensualidade, pois o salto alto levantam as nádegas (bumbum) e os seios fazendo assim a mulher ser mais sensual. Antes de falarmos sobre os malefícios do salto alto referente a saúde, vamos falar em breves palavras sobre a palavra sensualidade, segundo as sagradas escrituras os que cometem a lascívia não herdarão o reino de Deus, Gálatas 5:19. Lascívia = licenciosidade, libidinosidade, sensualidade, então o salto alto é reprovado pela sã doutrina da palavra de Deus por pelo menos dois motivos:
1º Sensualidade; 2º Danos a saúde.

Danos do salto alto: danos à coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha. O uso do salto aumenta a lordose, e com isso, a dor nas costas e nos pés, as varizes, que são veias dilatadas, podendo provocar dores insuportáveis, cansaço, inchaço, entre outras coisas.




Um estudo da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, indica que o uso de sapatos de salto alto pode causar danos à saúde da mulher. Segundo o estudo, os sapatos colocam muita pressão sobre o joelho, aumentando o risco de degeneração articular e artrose.

"Todo mundo sabe que o salto alto é ruim", afirma Danielle Barkema, biomecânica responsável pelo estudo. "Mas quanto maior o salto, maior é o risco de desenvolvimento de artrose", afirmou a cientista, citada pelo site Discovery News.

Quando comparado a andar sem sapatos, a pesquisa apontou que as mulheres que usam salto sofrem uma maior compressão no interior do joelho. Na pesquisa de Barkema, foram usados sapatos com saltos de 5 cm e 7,5 cm. No laboratório, os pesquisadores usaram sensores, câmeras e outros equipamentos para medir as forças e ondas de choque nos pés das mulheres, com idades entre 18 anos e 40 anos, enquanto elas caminhavam em cada tipo de sapato.

Entre os resultados, foi constatado que caminhar com salto alto altera a postura das mulheres, causando a inclinação do tornozelo para dentro e desestabilizando as articulação. Houve também carga significativamente maior no joelho, especialmente quando o salto de 7,5 centímetros era testado.

Em outro estudo, publicado em junho no Journal of Experimental Biology, cientistas do Reino Unido constataram que mulheres que usavam salto alto pelo menos cinco vezes por semana tinham os músculos da panturrilha 13% menores que as mulheres que usavam sapatos baixos ou tênis. Os cientistas também notaram que o tendão de Aquiles das mulheres que usavam salto era mais rígido e grosso que os das mulheres que não usavam.

O autor do estudo britânico, o cientista Marco Narici, da Manchester Metropolitan University, afirma que os resultados explicam o motivo pelo qual mulheres que usam salto sentem dor na panturrilha quando tentam caminhar sem sapatos. O uso regular de salto alto, diz Narici, pode deixar a mulher "menos eficiente" em atividades que requerem sapatos planos.





Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Co 3:17.