28 de fevereiro de 2015

Não suportarão a Sã Doutrina.


2 Timóteo 4.1-5.

Exortação do apóstolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo e a todos nós, filhos de Deus.

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2 Tm 4.1-5

No decurso da história da Igreja sempre houve aqueles que não amam a sã doutrina. À medida que o fim se aproxima, a situação nesse sentido ficará pior, costumo dizer que os sinais para os cristãos não estão fora da igreja, mas dentro da igreja,  basta olhar a decadência doutrinaria e o abandono da verdade, igrejas e pastores que pregavam a santificação do corpo, alma  e espírito hoje dizem que Deus quer somente a sua alma alegando que o corpo  para nada serve, essa posição é anti-bíblica e faz dessas igrejas e pastores inimigos da verdade, E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23, não podemos usar outra expressão temos que ser categóricos e sinceros esses pastores são falsos profetas, essas igrejas não são de Deus.

Vamos analisar algumas partes deste texto, principalmente os versículos 3 e 4.

1) “Não sofrerão a sã doutrina”:
Muitos professarão ser cristãos, freqüentando “igrejas” (denominações) e mostrarão que servem a Deus, mas não aceitarão a fé apostólica original do NT, nem os exemplos dos heróis da fé do AT, nem as exigências bíblicas ordenando que o crente separe-se do pecado, vivendo em vaidades.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Rm 1.16

2) “Desviarão os ouvidos da Verdade”:
A autêntica pregação bíblica de um homem ou mulher de Deus não mais será aceita em muitas igrejas, aliás isso já acontece. Os desviados da verdade desejarão sermões que apresentem um evangelho menos exigente que não fale do inferno, do juízo final, da ira de Deus....


“Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.” 2 Tm 3.7-8
“Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” 1 Tm 6.5
“Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.” Tt 1.14

Já não aceitarão trechos da Palavra de Deus que tratam de arrependimento, pecado, perdição, necessidade de santidade e de separação do mundo, usam textos do antigo testamento para apoiar seus desejos por prosperidade, para assim terem condições de gozar dos prazeres deste mundo.

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Tm 3.15-17
“Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?” Jr 5.31
“E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.” Ez 33.32
3) “Amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”:

A precisão da profecia bíblia é sem igual, amontoarão; ou terão muitos, bastante, inumeráveis.  É o que se vê em cerca de 80% dos ministérios hoje, os pastores pregam o que agrada ao público, então são aclamados, quem sabe você não está gostando do que está lendo, com certeza vai encontrar muitos pastores, muitos programas de rádio, muitos programas de tv chamados (evangélicos) que lhe dirão como coisas como: o problema não é a tv, mas o seu coração, Deus quer é seu coração,  só não exagere na maquiagem, não vai pintar o cabelo de azul né, pode torcer para um time de futebol, porém sem muito fanatismo, Deus não vai jogar alguém no inferno por causa de um brinco né, por favor, nada te separa do amor de Deus, nem o pecado, Deus tá lá preocupado com que você veste, ele está preocupado com sua alma.... é uma infinidade de desculpas e lisonjas que os porta-vozes do diabo usam para agradar o povo e satisfazer seus desejos pelos prazeres do mundo.

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” 2 Tm 1.13,14

Mas buscarão os que toleram seus desejos egoístas e mundanos. Escolherão pregadores com dons de oratória, com habilidades de divertir o povo, e com uma mensagem que lhes assegure que é possível ser crente e continuar vivendo sendo adoradores do futebol, tv, teatro e entretenimentos mundanos e mesmo assim serem salvos.

“Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Rm 8.4-13

“E Também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas); Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” 2 Pe 2
O Espírito Santo adverte todos que permanecem fiéis a Deus e se submetem à Sua Palavra, que lhes aguardam perseguição e sofrimento por amor à justiça. Além disso, devem separar-se das pessoas, das igrejas, e das instituições religiosas que negam o poder de Deus para a salvação, e que pregam um evangelho modificado (Gl 1.9; 1 Tm 4.1,2; 2 Pe 2.1; Jd 3; Ap 2.24)