30 de novembro de 2014

"O Cliente é Soberano"

No âmago da filosofia da “igreja amigável”, movida a marketing, está o objetivo de oferecer às pessoas o que elas desejam. Os que advogam essa postura são bastante honestos quanto a isso. A satisfação do cliente é o objetivo declarado desta nova filosofia. Um dos principais livros acerca do ministério norteado por marketing afirma: “Isto é o que significa marketing na igreja: apresentar o nosso produto (relacionamentos) como uma solução para as necessidades das pessoas”.

“As necessidades sentidas” funcionam como um orientador para o plano moderno de marketing na igreja. E a idéia equivale a um princípio elementar de vendas: satisfazemos um desejo existente em lugar de persuadirmos as pessoas a comprarem o que não querem.

Avaliar com exatidão as necessidades das pessoas é, portanto, considerada uma das chaves para o crescimento no movimento moderno de crescimento de igrejas. Ensina-se aos líderes da igreja a pesquisarem os “consumidores” em potencial, para se descobrir o que estes procuram em uma igreja – e, então, oferecem exatamente isso. Informação demográfica, pesquisas acerca da comunidade, pesquisas de porta em porta e questionários respondidos pela congregação são as novas ferramentas de trabalho. A informação obtida dessas fontes é considerada essencial para se elaborar um plano de marketing funcional. Pastores, hoje em dia, ouvem que é impossível alcançarmos pessoas eficazmente sem utilizar essa metodologia.

Pastores não são mais instruídos a declarar às pessoas o que Deus requer delas. Em lugar disso, são aconselhados a descobrir quais são as exigências das pessoas e fazer o que for necessário para satisfazer essas necessidades. O público é reputado como soberano, e um pregador sábio “haverá de moldar sua comunicação de acordo com as necessidades do povo, de forma a obter a resposta desejada”.

Aliás, o movimento da “igreja amigável” adquiriu tal amplitude que muitos jornais seculares já perceberam a tendência. Um artigo escrito no Los Angeles Times relatou como uma megaigreja surgiu a partir de uma pesquisa direcionada por um “estudo de marketing” feito de porta em porta, quando essa igreja ainda não era organizada oficialmente. Apropriadamente, o título do artigo era “Pesquisa de Consumidor dá Forma à Igreja”. A história descreve como o pastor “elaborou o programa da igreja de modo a satisfazer as necessidades e reclamações que as pessoas registraram na pesquisa feita de porta em porta”. Naturalmente, o artigo mencionou que a mensagem desse pastor é curta, branda, positiva e tópica, com títulos tais como “Mudando o Sonho Americano”. Ele tempera seus pequenos sermões, utilizando citações de jornais e revistas sobre finanças. ( Falso Profeta)


Fonte: Com vergonha do evangelho, quando o mundo entra na igreja,John F. Macarthur Jr.