16 de junho de 2016

“O que é que tem?”

Tudo começa com essa frase: “O que é que tem?” Ou: “que besteira!”. Isso quer dizer que tudo é relativo, tudo é banal, tudo é possível, não existem regras, não existe nada de errado em nada, tudo é comum e não há restrições, não há consequências. Você ouve aqui e acolá principalmente entre cristãos que perderam o temor a Deus:
  • O que é que tem ouvir músicas do mundo?
  • Que besteira não pode assistir TV pelo menos uma 1 hora por dia, desenhos de esperteza, programas superficiais, filmes? Você não pode deixar de saber das notícias, não pode deixar de saber o que está acontecendo no mundo, não é?
  • O que é que tem ficar sem falar com Deus um dia inteiro? Pra que tanto fanatismo, pra que tanta oração?
  • E o que é que tem você não meditar na Palavra de dia e de noite? Você vai ouvir pastor da sua igreja pregar no domingo, não é isso? então ja basta, quem ler muito a biblia fica louco! 
  • Que besteira você só ter amigos descrentes e não fazer diferença no meio deles? Se está nesse mundo, tem que se relacionar com as pessoas e não vale a pena ser um crente chato que fica só falando de bíblia…
  • O que é que tem você se matar de trabalhar e passar a maior parte do seu tempo pensando em pagar contas e/ou acumular dinheiro e bens? Ajuntando tesouros na terra e deixando para depois os do céu… Afinal de contas, você tem que demonstrar que é próspero, dar o melhor para os seus filhos, para que todos saibam que Deus está com você.
  • O que é que tem você deixar seus filhos serem criados por babás e não educá-los no caminho do Senhor?
  • O que é que tem seu filho ser fã de um cantor ou esportista do mundo? Ele não pode ser alienado desse mundo, pois terá dificuldades de se socializar, não é isso que pensa?
  • Que bobagem você nunca poder jejuar, porque sempre passa mal, sente dor de cabeço, dor no estomago? Então é melhor parar de fazer.
  • O que é que tem você nunca, nestes seus tantos anos de cristão, poder sustentar alguém em oração e tomar a causa do irmão? Como um cego pode ajudar outro cego?
  • O que é que tem você ler inúmeros livros de autoajuda, mas não conseguir ler ou estudar a bíblia? Afinal, a bíblia é chata, não é?
  • Que besteira é você olhar aquele homem ou mulher semi nua? Ah, mas você não ficou pensando nada demais depois, o importante é o coração! 
  • Que besteira você se preocupar mais em possuir bens, beleza, poder e status social do que ter compromisso com os valores que o Espírito quer forjar em você? Preocupando-se mais com a sua aparência do que com sua essência?
  • O que é que tem você não se esforçar mais? Afinal de contas, Jesus já fez todo esforço por nós, não precisamos mais renunciar ou sofrer.  
  • O que é que tem que você esteja há anos sem falar com alguém ou tenha uma mágoa profunda que ninguém sabe e outra foi ele quem fez a briga? 
  • O que é que tem se apaixonar por um descrente? A gente não manda no coração, não é isso?
  • Que bobagem falar palavrões e tomar bebida alcoólica socialmente. O que é que tem…?
  • O que é que tem um pouco de maquiagem, tirar apenas as pontas do cabelo, a tinta nos cabelos e da cor natural, o que é que tem?............
O que é que tem é que se você não perceber os primeiros sintomas da frieza ou fraqueza espiritual, você estará, em breve, morto espiritualmente. Morto! Creio que o inimigo tem trabalhado para manter muitos cristãos sem enxergar os sintomas, tem mantido a igreja apática, tem produzido um estado de letargia e nós vamos nos acostumando com essa vida mais ou menos, morna. Em II Pedro 2: 19b-21, diz: “pois o homem é escravo daquilo que o domina. Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente a elas enredados e por ela dominados, estão em pior estado do que no início. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de terem conhecido, voltarem às costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.” O que acontece é que, aos poucos, ficamos com nossa mente cauterizada para o pecado, por que nos acostumamos, torna-se hábito. Em Tiago 1: 14,15 – “Cada um, porém é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido dá a luz o pecado, e o pecado após ser consumado gera a morte.”
Para um cristão viver em retidão nos dias de hoje tem sido muito difícil, mas não é impossível! Embora acreditemos que os apelos hoje são maiores, na velha aliança era muito pior, não havia o sacrifício de Jesus nem sua intercessão e advocacia por nós, nem mesmo o Espírito Santo para ajudar constantemente. Eles só contavam consigo mesmos. Pobre ser humano! O problema hoje, na verdade, não é ser cristão, é permanecer cristão. E entenda definitivamente irmão, isso não é esforço pessoal, não mesmo! Não conseguimos sozinhos. Não podemos aumentar nem um só dia em nossas vidas. Sem Ele nada podemos fazer! É graça de Deus, é intimidade com Ele, é busca constante, é amor verdadeiro por ele. Quando amamos alguém não queremos desapontá-lo, não queremos entristecê-lo. A nossa parte é reconhecer os nossos erros, omissões e frieza espiritual e buscar beber diretamente da fonte. Humilhar-nos diante de quem pode transformar todas as coisas e dizer que precisamos de ajuda, urgente! Não há ninguém neste mundo, por mais apaixonado que estejamos por essa pessoa, capaz de suprir as nossas necessidades. 

Precisamos entender a necessidade de existirem regras de certo e errado para nos guiar e, claro, vinda de alguém que comporta em si toda a sabedoria – Deus. Ele criou a vida, portanto, Ele é sabedor de como vivê-la de maneira feliz. Quem não possui regras externas a si, se torna Deus de si mesmo e, por isso, cria suas próprias regras e quando resolve não as seguir, muda tudo.
Ele acaba se deixando envolver com as coisas do mundo. Tudo é vão. Tiago 4: 4-6 diz: “Adúlteros, vocês não sabem que amizade com o mundo inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que as escrituras dizem que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?”

Estamos vivendo, sem dúvida, a igreja de Laodicéia. Encontramos em Apocalipse 3:15-21 sobre esta igreja: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Deus nos chama para a Santificação, sem a qual NINGUÉM verá ao Senhor. Santificar-se é separar-se desse mundo mesmo. É viver com certeza uma vida radical. Jesus foi radical sobre ser santo. Ele foi totalmente separado, santo, imaculado e sem nenhum pecado. Ele é o nosso espelho e ao mesmo tempo nosso refúgio e fonte de transformação. Deus sempre nos dá o escape, o antídoto na Palavra dEle.

Os principais sintomas da frieza espiritual são:
  • Falar a frase “o que é que tem?” com certa frequência;
  • Desmotivação para ler a palavra de Deus;
  • Passar dias sem orar ou só orar em grupo, não conseguindo estabelecer um relacionamento você e Deus;
  • Dificuldade de frequentar com constância uma igreja;
  • Dificuldade de fazer/ manter amizades verdadeiras com cristãos, manter apenas relações superficiais ou somente ter amigos descrentes;
  • Ser extremamente generoso consigo mesmo e quase nunca com os outros;
  • Proferir palavras torpes com certa frequência;
  • Passar mais horas no computador vendo bobagem  do que em sintonia com Deus nem digo TV porque cristão que assisti TV não esta frio está sim morto espiritualmente;
  • Apreciar a pregação na igreja, mas não conseguir colocá-la em prática na vida cotidiana;
  • Sentir desejo de vez em quando de fazer as coisas que fazia antes de ser cristão;
  • E todas aquelas que foram faladas no início do texto quando pergunto a cada uma “O que é que tem?”
  • Não ver importancia na Santa Ceia.
  • Dar desculpas para assistir um pouco de TV
Sentiu-se de certa forma desconfortável ou se identificou com esses sintomas? Lembre-se que isso não é para você se sentir em condenação, mas para a glória de Deus permanecer em sua vida! Arrependa-se e confesse agora cada sintoma desses diante do Senhor. João 15:4 afirma: “Se permanecerdes em mim, eu permanecerei em vós”. Quando os sintomas forem notados por você, então imediatamente: “Submetam-se a Deus (se submetendo totalmente, desesperadamente, constantemente, seja guiado) resistam ao diabo e ele fugirá de vós. Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês que tem a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor e Ele os exaltará!”

O que é que essa palavra tem?

VIDA, pois é somente assim que poderá se salvar!