3 de outubro de 2014

"Evangelho consumista, Parte1"



O apóstolo Paulo advertiu os irmãos da Galácia acerca de pessoas fraudulentas no meio das igrejas: “Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles” (Gl 4:17). Na verdade, Paulo estava alertando as igrejas quanto aos bandidos da fé. Ireneu, o pai da Ortodoxia Cristã, alertou: “O erro nunca vem com todas as suas deformidades, pelo contrário, parece até mais verdadeiro que a verdade”.

Cada vez mais o Evangelho está sendo adaptado a um mundo consumista no qual as pessoas querem cada vez mais coisas, nenhum problema e mais conforto. As pessoas estão deixando de ser pecadoras carentes de salvação e passando a ser compradoras de bênçãos, de prosperidade material. Essa deformidade deve-se aos bandidos da fé. Como as pessoas querem coisas e mais coisas, riquezas e mais riquezas, esses sórdidos não pregam sobre perdão de pecados, arrependimento, vida eterna, salvação, santidade, juízo de Deus. Falam de dinheiro, carro novo, operações comerciais e empresas que estavam falindo e agora, têm filiais na Europa e Estados Unidos. As bem-aventuranças apregoadas pelos bandidos da fé resumem-se em: “Bem-aventurados os ricos, os opulentos”. A bandeira levantada por eles é: “Deus prometeu deixar ricos todos nós”. Esses larápios são promotores da “doutrina de mão dupla”, pois ensinam que os crentes devem dar dízimos e ofertas esperando receber algo em troca. Para esses acadêmicos da opulência, o amor não é a motivação mais sublime, pois a fé que eles pregam é uma fé que promove a recompensa e a avareza. Deus advertiu contra esse engano: “Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” (I Tm 6:9). Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. Portanto, é muito claro que o caminho do crente é o da cruz e não o do trono. O trono vem depois, mas a estrada é a da cruz, e não a da opulência e abastança material.

Os enganadores da fé são “doutores” em decretar opulência sobre os filhos de Deus. Pregam muito sobre as bênçãos de Abraão, pois as riquezas de Abraão dão mais ibope que a cruz de Cristo. Esses homens vis esquecem que Deus operou na vida de Abraão por causa de seu propósito eterno e de sua soberana vocação. O Senhor pode fazer conosco diferentemente do que fez com Abraão. Vale lembrar que Deus se apresentou a Abraão como “Eu Sou El Shadday”, ou seja, “Eu Sou o todo suficiente”. Mas, em seguida exigiu intimidade, obediência e integridade: “Sê perfeito”, ou seja, “Viva uma vida de intimidade comigo e seja obediente a mim em tudo”. Portanto, as bênçãos de Deus não estão associadas às promessas Cerulloanas, Murdockanas, Malafaianas, Valdomiroanas, Macedoanas, Soaresanas. As bênçãos do Senhor não se ligam a campanhas de “Novecentos e onze reais”, “Dez mil e onze reais”, “Doze parcelas de trinta reais”, “Mil reais durante doze meses”. Nas Escrituras nunca as bênçãos de Deus estão dissociadas da obediência e da santidade. Além disso, os reformadores nunca decretaram enriquecimento dos crentes como fazem os assassinos da fé.