Vamos analisar a passagem que Supostamente Davi Dançou:
2Sm 6:13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
14 E Davi girava acrobaticamente {*} com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
15 Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.
16
E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a
filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e girando acrobaticamente {*} diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
kârar
= torcer, voltear, rodar, girar, rodopiar, saltar em giro, dar giros e
cambalhotas (assim, por extensão, pode ser dançar). O uso de "07540
râqad" em relação a Davi, na passagem paralela em 1 Cr 15:29 (ver nota),
igual ao uso de "07540 râqad" em relação a bodes barbados em Is 13:21
(ver nota), afasta a possibilidade de Davi ter praticado danças
sensuais: ele deu foi enormes saltos, giros (e, talvez, cambalhotas) de
alegria sem precedentes! Ademais, nada força que Davi deixou aparecer
certas partes eróticas do corpo, como alguns insinuam: a vaidosa rainha
pode ter simplesmente abominado o fato do rei ter se despojado das
roupas mais externas, suntuosas e formais, e ter se portado como um
simples e humilde acrobata, ao invés de ter contratado um deles.
A
dança de Davi diante do Senhor é descrita em 2Samuel 6:14. Esta
passagem da Escritura pode ser considerada como um dos relatos do Velho
Testamento mais freqüentemente mal entendidos. Alguns parecem pensar que
David dançou praticamente nu diante do Senhor. Mas leia o relato em
2Samuel 6 com cuidado: "E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho."
Não soa exatamente como se David estava despido, soa?) Um éfode era uma
veste exterior não frouxa, sem mangas para os braços, e que estendia
geralmente até [bastante] abaixo aos quadris. Nos tempos do Velho
Testamento o éfode foi usado quase que exclusivamente como uma
vestimenta sacerdotal, e usado em conexão com a adoração a Deus. David não estava despido quando dançou diante do Senhor; ao contrário, ele estava vestido para adorar a Deus.
Os
saltos e danças [acrobacias] de Davi diante do Senhor foram expressão
de alegria e de louvor a Deus. A dança [acrobacias] de Davi (descrita em
2 Samuel 6:14) foi uma forma de regozijo religioso, uma expressão da
alegria na ocasião do retorno da Arca da Aliança a Jerusalém. O rei
David e toda a casa de Israel trouxeram a Arca do Senhor com brados [de
alegria, entusiasmo] e com trombetas, e David dançou [acrobacias] diante
do Senhor. Ele tomou o lugar de um escravo na cabeça da procissão para
expressar honra a Deus Jeová.
Seu desejo de ser o escravo do Senhor mostra os verdadeiros propósito e intenção de sua adoração.
Mical,
a esposa do rei Davi, não compreendendo os motivos do seu marido, e
pensando que ele tinha se rebaixado diante dos povos, repreendeu-o
amargamente, e desprezou-o em seu coração. Mas a motivação de Davi para
regozijar era puro. Os proponentes de dança nas igrejas dos dias
modernos freqüentemente se esquecem de que os homens e as mulheres de
Israel nunca dançavam junto. Davi não dançou sobre todas as ruas de
Jerusalém nos braços da esposa de um outro homem. Tais atividades
[corretamente] trariam demasiadas conotações pagãs de sensualidade. Para
o povo escolhido do Deus, dançar não era algo a ser executado como
divertimento social. O moderno método de dançar por pares era
desconhecido nos tempos do Velho Testamento. (E, no Novo Testamento [e
isto é extremamente importante, porque igrejas devem seguir o Novo
Testamento!], a palavra "dança" nunca é usada uma só vez sequer em
conexão com a adoração cristã).
Certamente
2Samuel 6:14 não pode ser usado para justificar a dança social dos
presentes dias sem tirar o texto completamente fora de seu contexto.
Conforme diz o EX-líder da MCC, Dan Lucarini, “A dança de Davi fazia parte da tradição masculina judaica de dar [grandes e atléticos] saltos e rodopios, alegremente pinotando ao redor [do cortejo] e saltando ao lado [dele] com brilho ... Certamente, ele não estava tentando escandalizar a multidão com uma dança no estilo dos filipinos ou dos hititas” (It’s Not About the Music, pp. 161-162).
É VERDADE QUE É INFINITA A MANEIRA DE DEUS AGIR, MAS NÃO IMITANDO A MANEIRA DO MUNDO DANÇAR, ''Falando
entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e
salmodiando ao Senhor no vosso coração; Ef 5:19'', QUE TEXTO HEM!
CÂNTICOS ESPIRITUAIS MEXE COM O ESPÍRITO E NÃO COM A CARNE.