4 de outubro de 2016

Pastores beberrões dizem que alcoolismo não é pecado, isso é verdade?


- O primeiro vício que se apresenta na história humana, e as próprias Escrituras o registram, é o vício do alcoolismo, ou seja, a dominação do álcool sobre o homem. O primeiro registro de embriaguez nas Escrituras encontra-se no livro do Gênesis, quando Noé se embriagou ao tomar do suco da vinha que havia plantado (Gn.9:20,21). Esta embriaguez trouxe vergonha para o patriarca, bem como dissensão familiar (Gn.9:22-27).

- Noé não se embebedou voluntariamente. Pela narrativa do texto, vê-se que Noé plantou a vinha e, como talvez tenha feito antes do dilúvio, tomou do seu suco, após alguns dias de sua fabricação, para beber. Verdade é que foi imprudente e acabou se embebedando, mas isto mostra apenas que houve alteração climática na Terra após o dilúvio, que levou à fermentação do vinho, o que não ocorria até então. Com efeito, dizem os estudiosos da Bíblia e alguns cientistas que, antes do dilúvio, a temperatura da Terra era amena, não se alterava, tanto que não havia chuva, mas um orvalho que regava a terra diariamente (Gn.2:5,6). Contudo, após o dilúvio, com a precipitação da camada de vapor d'água que existia na atmosfera e propiciava esta estabilidade climática ( as 'águas do céu' relatadas em Gn.7:11), passou a haver mudanças climáticas consideráveis, surgindo as quatro estações (Gn.8:22), de forma que, com isto, não foi mais possível o estoque do suco da vide sem que houvesse fermentação. Aliás, isto explica a diferença, que sempre há na Bíblia, entre o fruto da vide e o vinho fermentado, que, na nossa língua, é traduzido por "vinho", mas que são substâncias diferentes.

- A Bíblia condena a embriaguez e o alcoolismo com veemência. Várias são as passagens em que se condena o consumo do álcool, que não traz qualquer benefício ao organismo humano, que é templo do Espírito Santo(Pv.20:1; 23:29-35; 31:4-7; Is.5:11,12; Ef.5:18; I Tm.3:3). Verdade é que o organismo humano necessita de certa quantidade de álcool, mas esta quantidade vem através de alimentos e não da ingestão de bebidas alcoólicas. Não existe o que se denomina de "beber social", pois, como afirmam os próprios Alcoólicos Anônimos, a única forma de se libertar deste vício é jamais tomar o primeiro gole e é nesta abstenção total que está a essência da recuperação do alcoólatra. Ora, se os entendidos no assunto dizem isto, como poderemos afirmar que é possível ao cristão "beber socialmente" ?

- Não desconhecemos que o vinho era alimento utilizado normalmente entre os israelitas, mas este vinho mencionado nas Escrituras não é o vinho fermentado, que, via de regra, era utilizado em cerimônias idólatras, mesmo entre os israelitas (Os.7:5,14), como se vê, por exemplo, nas cerimônias gregas em homenagem ao deus do vinho, Dionísio (entre os romanos chamado de Baco), que foram denominadas de "bacanais" e cuja licenciosidade e imoralidade eram tantas que hoje a palavra tem, exatamente, o sentido de orgias sexuais.

- O vinho mencionado na Bíblia nos trechos em que seu uso é recomendado ou é noticiado é, como dissemos supra, o fruto da vide, ou seja, o vinho não fermentado, um suco de uva concentrado. Foi este vinho que Jesus tomou com os discípulos na instituição da Ceia do Senhor(Mt.26:29). Com relação ao vinho produzido por Jesus nas bodas de Cana, o texto utiliza a expressão de vinho fermentado, mas o contexto indica-nos que este vinho era de baixíssimo, quase nenhum teor alcoólico, de boa qualidade, pois a ida do mestre-sala ao noivo bem demonstra que se tratava deste tipo de vinho(Jo.2:9,10). Com relação à recomendação de Paulo a Timóteo (I Tm.5:23), o texto original fala em vinha fermentado, mas, no texto, é dito que deverá ser tomado um pouco daquele vinho e como remédio, não como bebida.