8 de fevereiro de 2015

Podem verdadeiros crentes em Cristo Jesus ou igrejas usar a cruz (desde que sem cadáver) como símbolo de salvação?

Resposta 1: Claro que não! De modo nenhum!
a) É associação com a igreja católica (que é resultado da influência do diabo)
b) É associação com idolatria e feitiçaria (simplesmente tome uma concordância e leia tudo que a própria Bíblia diz sobre estas duas palavras).
Lembre que ídolos (mesmo, supostamente, “meramente apontando para Cristo”) não devem ser sequer fabricados, muito menos comprados e reverenciados, prestando-se certas homenagens a eles, vendo algumas vantagens na posse e uso e honraria a eles.
“4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Êx 20:4-5 ACF)

c) É símbolo de MALDIÇÃO.Dt 21:22 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
Dt 21:23 O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.
Gl 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

d) nem mesmo o mais depravado descrente reverentemente usaria no pescoço ou em local de honra em sua casa a foice que assassinos usaram para matar seu pai.
e) No mínimo, o uso de crucifixos (mesmo sem cadáveres) corre o desprezível risco de dar alguma certa aparência do mal (ou de identificação com ele, de tolerância a ele), e isto é proibido pela Palavra do próprio Deus (a quem REALMENTE crê em cada letra da Palavra de Deus e quer empenhar todo seu esforço para obedecer cada letra dela).
“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (1Ts 5:22 ACF)


Pergunta 2:  A cruz não é sinônimo de maldição?
Resposta 2:  Sim! Leiamos:
Dt 21:22-23 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, 23 O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.
Gl 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;


Pergunta 3:  É um costume católico romano?
Resposta 3: Sim, é um horrível costume que Roma copiou da mais negra idolatria do paganismo.


Pergunta 4: Tem algum material que fale abertamente sobre o assunto?
Resposta 4: Sim, basta o que a bíblia diz, direta e indiretamente, e aplicarmos novamente a resposta 1, acima.


024 - Pergunta: O crucifixo, popularmente conhecido, com ou sem Jesus crucificado, em correntinhas, medalhas, folhetos, altares, púlpitos de igrejas evangélicas, católicas ou qualquer outra manifestação de crença, feitos de qualquer tipo de material (madeira, metal, papel ...), independente do tamanho, o que significa diante da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus? É certo "fazer oração aos pés da cruz"? 

Resposta: Primeiro, necessário saber o significado da expressão "imagem":
- Dicionário Michaelis: Representação de uma pessoa ou coisa, obtida por meio de desenho, gravura ou escultura. Representação mental de qualquer forma (objeto, impressão, lembrança etc.).
- Pequena Enciclopédia Bíblica: Representação de alguma coisa por desenho, pintura, escultura, etc...

A Palavra de Deus diz que não devemos fazer imagens de escultura como objeto de culto, adoração e reverência.
Independente do tamanho, um crucifixo com ou sem uma imagem de Jesus ali é uma "imagem de escultura".
O crucifixo se torna diretamente um objeto de/para culto. 

O crente não ora aos pés da cruz, tem até uma música muito conhecida, que, quando eu ainda não tinha entendimento, "quase que gostava", mas o Espírito Santo, por mais "bonitinha e emocional" que fosse, tentava me mostrar que algo estava muito errado na letra, até que entendi. A letra diz:
                                                "E mesmo quando eu chorar

                                                  As minhas lágrimas serão
                                                  Para regar a minha fé
                                                  E consolar meu coração
                                                  Pois o que chora aos pés da cruz
                                                  Clamando em nome de Jesus
                                                  Alcançará de Ti Senhor
                                                  Misericórdia, Graça e luz."

É erro e pecado falar que faz isso, mas, o crente ora aos pés de Jesus, que está vivo! VIVO!
Volte ao tempo de Cristo e após a ressurreição. Nenhum dos seus discípulos ficaram aos pés da cruz, ajoelhados ou em pé, orando e clamando por Jesus.

Não é ali onde Jesus está! Não é ali o local onde você vai encontrar Jesus, nem por imaginação ou sentido figurado.

A Bíblia afirma que maldito era aquele que fosse suspenso no madeiro (cruz), e devemos aceitar isso. Os homens deturparam a mensagem da cruz, fazendo suas pequenas (ou grandes) cruzes como se fossem amuletos para dar boa sorte, proteção, identificação (de que são cristãos), etc.
Porém os significados da cruz na Bíblia são diferentes daqueles que o homem inventou. A cruz era, em princípio, os pedaços de madeira onde criminosos eram mortos. Jesus morreu numa cruz, portanto a cruz passou a ser um emblema da morte de Cristo (leia Fp 2.8; Cl 1.20; 1 Co 1.18). É também um emblema de vergonha e rejeição (Lc 9.23).

Mas vamos por partes. Eu não tenho nenhuma cruz na parede de minha casa ou pendurada em alguma corrente, pois a cruz, em si mesma (os pedaços de madeira) foi o instrumento de suplício de meu Salvador. Eu não iria querer pendurar um laço de corda na parede de meu quarto se alguém que eu amo tivesse morrido enforcado. Portanto a cruz, como objeto de madeira, foi o instrumento de suplício onde Jesus morreu.

Porém, as Escrituras, conforme as passagens acima, mostram que a palavra "cruz" significa a obra de Cristo em sua totalidade; Seu sacrifício levando nossos pecados. Então, quando digo que devemos nos lembrar da cruz, não quer isto dizer que devemos nos lembrar do instrumento de madeira, mas do sacrifício do Senhor. Da mesma maneira, na cruz Ele foi rejeitado pelo homem e por Deus (Salmo 22). Portanto, posso pensar na cruz (não no instrumento de madeira) como uma posição de rejeição. Dizer que devemos levar a cruz de Cristo significa dizer que devemos tomar o lugar de rejeição e afronta que Ele ocupou aqui neste mundo.

A "cruz de Cristo", no sentido de sacrifício de Cristo é o único meio de salvação para o homem pecador. Porém a cruz, o instrumento de madeira, nada pode fazer pelo pecador, por ser apenas um instrumento de suplício e maldição, assim como é uma forca, uma guilhotina ou uma cadeira elétrica. Ao ser levado ao madeiro, Cristo foi feito maldito; ali Ele foi considerado pelo homem como um horrível criminoso que merece a morte por seus crimes. Quando lemos a notícia de alguém que foi, por exemplo, executado numa cadeira elétrica nos países onde há pena de morte, a notícia sempre vem acompanhada dos horríveis crimes que tal pessoa cometeu. Assim, um viajante que passasse por Jerusalém naquele dia e visse Cristo na cruz logo o consideraria como algum criminoso amaldiçoado.

Porém, o pior ainda estava por vir, quando Cristo foi considerado maldito não apenas por homens, mas pelo próprio Deus. Na cruz Cristo foi feito pecado por nós (2 Co 5.21), portanto, tornou‑Se em algo com que o próprio Deus não podia ter comunhão. Ele foi feito culpado para que pudéssemos ter nossa dívida paga.