11 de abril de 2016

Porque o inferno é preciso?

Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.Salmos 9:17



A maioria dos que hoje evitam o assunto inferno  o fazem assim por diversas razões. O principal entre elas é um desejo de prosseguir os seus próprios trajetos de pecado sem ter as suas consciência incomodadas sobre as conseqüências das suas ações. Não querem ouvir que o que estão fazendo é errado é pecado que os levará ao tormento eterno, a maioria das igrejas evangélicas hoje evitam falar do inferno tornando-se contra a sã doutrina. Não querem ouvir que o seu pecado será punido. Eu posso ouvir alguém dizer, "mas não é o tormento eterno no inferno inconsistente com um Deus misericordioso e amoroso? Como poderia um Deus bom punir à gente no inferno para sempre?" Um engano do caráter de Deus e da natureza do pecado pode facilmente conduzir a tais perguntas. Por que é o inferno necessário? Examinemos diversas razões sobre a necessidade do inferno.



1) A grande maldade do pecado e a santidade de Deus. A dificuldade que a maioria da gente têm em compreender a necessidade do inferno é relacionada com uma compreensão incompleta e inadequada de como é terrível o pecado, e de como é Deus glorioso. Nós não vemos o grande mal que há no pecado mais pequeno, nem nós compreendemos a santidade de Deus, a Sua justiça, e a Sua ira. Se nós víssemos o pecado como o mal mais grande do mundo e soubéssemos que cada pecado é uma rejeição do governo de Deus sobre nós, o pecado é um muro na sua cara, botar esterco nEle, nós começaríamos a compreender um pouco do que o nosso pecado é para Deus. Quando nós pecamos, nós levantamos um deus rival nos nossos corações. O pecado rejeita ao Criador como Deus, E coloca uma criatura no seu lugar na forma de nós mesmos ou do nosso desejo mais querido.
Se nós pudéssemos compreender a santidade de Deus e o que significasse ser santo, puro, perfeito, justo, e incontaminado pelo menor pecado, nós teríamos uma idéia melhor de porque Deus odeia o pecado tanto e muito. A Santidade Absoluta não pode tolerar o menor pecado "os Teus olhos são demasiado puros para olhar o mal, e não podes ver a opressão" (Hc 1:13). Se nós pudéssemos compreender a santidade e a pureza gloriosa de Deus e também da natureza abominável do pecado, então nós não teríamos nenhum problema com a necessidade absoluta do inferno.


"Mais enganoso que todo é o coração, e perverso, quem pode o compreender?" (Jeremias 17:9). O coração humano é doente. O coração humano é mau. O coração humano é enganoso. A corrupção do coração faz que nós sejamos enganados sobre o horrível do pecado e muitas outras coisas mais.



2)A Natureza Infinita de Deus. Para compreender o que nosso pecado é realmente, nós devemos vê-lo através dos olhos de Deus. Deus é um Ser infinito, eterno. Cada ato do pecado é cometido contra um Deus infinito e santo. Em cada ato do pecado nós destronamos a Deus colocamo-nos acima de Ele. Em cada pecado esta é a pergunta se fazer: "Qual é vontade que deve ser satisfeita: a de Deus ou a do homem? Agora, o homem pelo pecado coloca a sua própria vontade acima do Senhor, e assim coloca a Deus como lixo sob os seus pés. Um só pecado cometido contra um Deus santo e infinito merece uma punição infinita. É um mal infinito ofender mesmo uma vez um Deus infinito, o inferno precisa ser infinito.



3)A Justiça Divina. Mesmo um pecado contra Deus obriga a Deus a honrar o Seu nome e a Sua justiça punindo tanto inteiramente como merece. Deus pode e quer honrar a Sua justiça. Promete fazer assim em Romanos 12:19 onde diz: "Amados, não façam vingança, deixem lugar para a ira de Deus, porque escrito está: Minha é a vingança. Eu hei  de pagar, diz o Senhor.'" Um dos pregadores mais eloquentes que viveram, Jonathan Edwards, escreveu, "a glória de Deus é o bem mais grande; é aquela é a razão principal da criação; é de uma importância mais grande do que qualquer outra coisa. Mas há uma forma na qual Deus se glorificará também: na destruição eterna dos homens injustos, que glorificará a Sua justiça. Nisso aparecerá como o governador justo do mundo. A justiça vingativa de Deus é assombrosa, e terrível, e conseqüentemente gloriosa."


4) A pregação sobre o inferno serve como uma advertência para se abandonar o pecado, foi um método que o próprio Jesus usou e que as igrejas estão rejeitando. E,se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, 
Mc 9:43,