29 de abril de 2015

O televisor é o meu pastor (O Salmo 23 dos que assistem TV)

1. O televisor é o meu pastor e tudo me faltará: Me faltará tempo para ler a Bíblia e para orar. Me faltará amor porque a violência do meu semelhante vai me incentivar a odiá-lo.


2. Ele me induz a deitar-me sobre a poltrona da acomodação: E eu fico preso, horas por dia, aos seus ensinamentos amaldiçoados. Quando volto do trabalho, prefiro estar com ele a estar com a minha família.Acho difícil me concentrar em reuniões da Igreja (são muito demoradas e maçantes), enquanto que diante da TV assisto oculto comendo pipoca como em um cinema e não vejo o tempo passar.


3. Ele me leva a beber águas poluídas e contaminadas: Medito o dia inteiro no que vejo na TV – na injustiça, na pornografia, na violência, na corrupção, na crueldade.


4. Minh’alma vive em tormento: Passo meus dias preocupado – com o futuro, com o dinheiro, com o suprimento. Nem durmo bem à noite, nas poucas horas que o televisor me autoriza a dormir!


5. Guia-me pelos caminhos do pecado: Ele apaga da minha mente o sentido da palavra santidade e me ensina através dos programas evangélicos das igrejas mundanas que santidade é: não roubar, não matar e não estrupar, e não santidade corpo, alma e espírito. A porta larga é o caminho que estou escolhendo seguir porque acho o caminho estreito de Jesus algo ridículo (e intangível), prefiro as igrejas shows, com muito entretenimento, jogos dança e etc.


6. Ainda que eu visite a Igreja ou leia a Bíblia de vez em quando, mesmo assim, vivo cheio de medo.Tenho medo de perder a saúde, o emprego, o dinheiro. Tenho medo de ser diminuído, desconsiderado, humilhado, criticado.


7. Porque não consigo desligar o meu televisor. Todo primeiro dia do ano prometo a mim mesmo, que vou começar uma vida nova – com mais compromisso e responsabilidade pelo encargo de Deus. Meu televisor não me permite cumprir as minhas promessas.


8.O seu domínio me atormenta. Se agendo um compromisso, quando “converso” com meu televisor, ele me convence a esquecê-lo, em favor de uma de suas programações convincentes. Novelas me atraem, filmes me atraem, programas de humor me atraem, noticiários me atraem, programas de auditório me atraem, os jogos de futebol me atraem.

9. Quando me defronto com os meus inimigos, sinto-me impotente – e fujo deles correndo! Não prego o Evangelho para ninguém, porque sinto vergonha de falar de algo tão “fora da realidade” como a Palavra de Deus, o inferno e o juízo final. Se vejo alguém com problemas, eu me calo. Afinal, não consigo vencer nem as minhas próprias desejos pela tv...; o que poderia falar a outros?


10. A unção de Deus me falta: porque o Espírito Santo não se acentará comigo para assistir TV, então perderei a unção. 


11. Imoralidade, violência e vaidade certamente me seguirão todos os dias da minha vida:
Desligar o meu televisor não posso – não conseguiria viver sem diversão e entretenimento porque o pecado me domina por isso não vivo sem ver tv.


12. ...e ficarei longe do Reino do Senhor, padecendo horrores na tribulação longe da Casa do Senhor.O Inferno me esperá porque lá é o lugar daqueles que amam o pecado mais que a Deus.



E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2