3 de janeiro de 2015

“A Igreja Amigável”

Há pouco tempo li uma grande quantidade de artigos de jornais e revistas que tratavam do fenômeno da “igreja amigável”, e um pensamento comum começou a manifestar-se. Apresento a seguir algumas citações daqueles recortes, que descrevem a pregação em uma “igreja amigável”:

“Aqui não há fogo nem enxofre. Nada de pressionar as pessoas com a Bíblia. Apenas mensagens práticas e divertidas.”
“Os cultos em nossa igreja (nome da igreja em questão) trazem consigo um ar de informalidade. Você não verá os ouvintes sendo ameaçados com o inferno ou sendo considerados como pecadores. O objetivo é fazer com que se sintam bem-vindos, não de afastá-los”.

“Como acontece com todos os pastores, a resposta (deste pastor) é Deus – mas ele o menciona apenas no final e o faz sem muita seriedade. Nada de discursos; nada de altos brados. Nem fogo, nem enxofre. Ele nem usa a palavra que começa com a letra ‘i’. Nós chamamos isto de evangelho light. É a mesma salvação oferecida pela velha e boa religião, antiga, mas com um terço a menos de culpa”.

“Aqui os sermões são relevantes, otimistas e, o melhor de tudo, curtos. Você não ouvirá muita pregação a respeito do pecado, da condenação e do fogo do inferno. A pregação aqui nem se parece com pregação. É uma conversação sofisticada, polida e amigável. Quebra todos os padrões estereotipados.”

“O pastor está pregando mensagens bastante atuais... mensagens de salvação, mas a idéia não é tanto de salvação do fogo do inferno. Pelo contrário, é salvação da falta de significado e de propósito nesta vida. É uma mensagem mais soft, de mais fácil aceitação.”
“Nosso objetivo, diz o pastor, é que as pessoas entrem pela porta da frente e, então, tirem de suas mentes aquela idéia do pregador que transpira, afrouxa a gravata, pressiona as pessoas usando a Bíblia, que grita e esbraveja acerca de perecer no inferno por toda a eternidade.”

O amor de Deus não está nas igrejas amigáveis, Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

L.A