9 de setembro de 2015

Cuidado com o FACEBOOK!

Fatos incríveis e pouco conhecidos sobre o Facebook.
Rede social termina namoros, abaixa suas notas e vicia mais do que você imagina.
(Fonte da imagem: Divulgação / Facebook)
O Facebook é atualmente uma das redes sociais mais populares do mundo (incluindo aí o Brasil) e já teve a origem contada em forma de ficção no filme “A Rede Social”, mas pouca gente conhece alguns segredos sobre a história e alguns contos desconhecidos da criação de Mark Zuckerberg.
Pensando nisso, o Oddee reuniu algumas curiosidades relativas ao site e fez uma lista divertida e, em alguns pontos, assustadora.

“Amor, precisamos conversar”


O término de um relacionamento é uma fase difícil, que envolve uma mistura de sentimentos – ou apenas uma atualização de status no Facebook. Em 2010, uma pesquisa revelou que 25% dos usuários da rede souberam que o namoro havia terminado apenas quando a outra pessoa colocou que estava solteira. Desse pessoal, 21% disse que faria o mesmo.

Divórcio virtual

O divórcio está comum na atualidade, seja por adultério, brigas constantes e... Facebook. A American Academy of Matrimonial Lawyers concluiu em uma pesquisa que um a cada cinco casamentos acaba por causa da rede social – e, em 80% dos casos, a rede social era a prova de que o cônjuge havia traído.

Mensagens e fotos postadas no Facebook estão sendo citadas mais e mais como prova de “diferenças irreconciliáveis”. Muitos casos giram em torno de usuários que aproveitam a rede social para entrar em contato com antigos namorados ou namoradas dos quais não tinham ouvido falar há anos.

Pelo menos 66% dos advogados citaram o Facebook como fonte primária de evidência em um caso de divórcio. Em segundo lugar aparece o MySpace com 15% e o Twitter, 5%.

Sites que dão conselhos a quem está se divorciando também culpam Facebook.

A atriz Eva Longoria, da série de TV “Desperate Housewives”, separou-se do jogador de basquete Tony Parker, após alegar que ele à havia traído com uma mulher com quem mantinha contato via Facebook.

Nos Estados Unidos, o reverendo Cedric Miller, da Igreja Fraternidade Cristã do Mundo Vivo em Nova Jersey, chegou a chamar o Facebook de “portal para a infidelidade” e pediu que todos os membros da congregação fechassem suas contas. Segundo ele, 20 casais da igreja haviam quebrado seus votos de “até que a morte os separe” através do site.

Os resultados do levantamento são bem semelhantes a uma pesquisa feita por um escritório de direito no Reino Unido, mostrando que 20% das petições de divórcio colocavam a culpa de infidelidades no Facebook.

"Quanto mais as pessoas continuam dividindo aspectos de sua vida nas redes sociais, elas ficam mais abertas a um escrutínio de sua vida pública e privada, e podem cair em situações como essa", afirmou Marlene Eskind Moses, da Academia Americana de Advogados Matrimoniais, ao jornal britânico "Daily Mail".

O terapeuta de casais Terry Real disse que, na maioria dos casos, as pessoas usam o Facebook para criar uma "vida de fantasia" e escapar da aridez do dia a dia. "O que é mais atraente, uma pessoa que está longe e com quem se pode sonhar ou aquela com a qual você tem que discutir as contas da casa?", disse ao programa "ABC News".

O site Friends Reunited também enfrentou acusações semelhantes quando foi lançado – já que seu objetivo era ajudar pessoas a se reconectar com antigos colegas de escola. Agora que o Facebook tem mais de 500 milhões de usuários, o seu efeito acaba sendo maior nos índices de divórcio.

O perigo do vício

O uso constante e exagerado do site virou até doença: Facebook Addiction Disorder. Para psicólogos que estudam o caso, os efeitos mais comuns do vício são falta de concentração e produtividade, além da perda de amigos e isolamento social.

Pouco estudo, muito “Curtir”

Uma pesquisa da Universidade Dominicana de Ohio, nos Estados Unidos, é uma boa desculpa para os pais que tentam tirar os filhos da frente do computador. Segundo ele, os alunos com conta no Facebook têm uma média de notas mais baixas do que quem não é cadastrado. Além disso, quase 80% dos pesquisados não achavam que o uso da rede e as reprovações tinham algo em comum.

Crimes bizarros na rede

Quase toda semana alguma notícia sobre um crime envolvendo o Facebook é postada pela internet. O Oddee selecionou uma pesada: John Forehand, de 39 anos, teria mandado mensagens de conteúdo sexual para a própria filha de 13 anos. Ela contou para a mãe, que alertou a polícia.

Garotas que usam Facebook têm maior tendência a distúrbios alimentares

Pesquisadores da Universidade de Haifa, em Israel, apresentaram o resultado de um estudo em que afirmam que quanto mais tempo garotas passam no Facebook, maior sua tendência a sofrer de distúrbios alimentares.
Os cientistas entrevistaram 248 garotas com idade entre 12 e 19 anos com perguntas sobre suas atividades na internet e na TV, perguntando também sua opinião com relação ao corpo, à forma de se alimentar e sua visão sobre si mesmas.

O site do TG Daily conta que um dos resultados foi bastante óbvio, ligando diretamente distúrbios alimentares ao tempo que as meninas passam em sites de moda. Porém, o que surpreendeu os pesquisadores foi a relação com o Facebook.

Os pesquisadores concluíram que quanto mais tempo as meninas passam no site de relacionamentos, maior sua sensação de desprezo pelo próprio corpo e visão negativa com relação à sua imagem. Na TV, programas de fofoca foram ligados aos problemas alimentares.

 Parte das informações foram colhidas da Revista Época.