8 de abril de 2015

QUE VESTIREI?

I Timóteo 2:9-10 diz: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” Traje honesto, nesta passagem, não se refere a uma característica [subjetiva, vaga e indefinível] da roupa, mas se refere a um tipo específico [objetivo, preciso e definível] de roupa. “KATASTOLE” é a palavra grega que é traduzida como traje honesto. A definição literal da palavra é “PEÇA DE VESTIR COMPRIDA E FROUXA”. É com isto que podemos reavaliar nosso guarda-roupa! A norma bíblica para se vestir, então, é usar somente peças de vestir COMPRIDAS e FROUXAS, que ESCONDAM o corpo e até os contornos de uma mulher, que são reservados para apreciação [somente] pelos olhos de seu esposo. Que é que esta classe de roupas inclui?

Primeiramente, não inclui calças compridas como roupa feminina. Algumas igrejas e escolas permitem que as mulheres usem calças compridas para esportes e atividades físicas, pois acham ser mais decorosos do que vestidos ou saias; mas não há nada de decoroso em calças compridas. Não há maneira de esticar a regra bíblica de “algo de vestir comprido e frouxo” de modo a incluir calças compridas. Talvez sejam compridas, mas não são decorosas. O corpo de uma mulher não está completamente ESCONDIDO com uma calça comprida, está somente exibido em outra cor [e textura]. Toda a anatomia deve ser pudicamente escondida e coberta, por um KATASTOLE; as coxas e as curvas são especialmente enfatizadas pelas calças compridas [das mulheres de hoje].

Uma amiga minha me disse que sua decisão de limitar seu guarda-roupa a vestidos e saias foi o resultado de um estudo bíblico feito por e para mulheres. Todos os argumentos e razões da professora que fazia a demonstração foram em vão, até que disse: “Permitam-me demonstrar-lhes algo.“ Pediu às mulheres que fechassem seus olhos momentaneamente. Afixou na parede uma grande pintura de uma bonita mulher com castas e atrativas saia e blusa, pediu às mulheres que abrissem seus olhos, e então perguntou: “Qual é o ponto central da figura [e que primeiro lhes atraiu a atenção]? Onde os olhos se fixaram naturalmente?" Todas concordaram que seus olhos foram primeiramente atraídos pelo rosto da mulher.

 Novamente pediu que fechassem os olhos. Quando abriram seus olhos viram um pôster grande de uma mulher com camiseta de malha e calça jeans [ambas mais ou menos justas]. Ela disse: “Sejam honestas com vocês mesmas, e digam-me: onde primeiro fixaram seus olhos no pôster?" Muitas mulheres presentes se surpreenderam ao notar que a maioria dos olhos foram primeiramente atraídos para a área dos quadris e a área das curvas acentuadas, antes de notar o rosto da mulher. Se isto ocorre num grupo de mulheres, quanto mais seria num grupo de homens? Para a minha amiga Joetta, esta foi toda a “evidência” que necessitava.

Calças compridas são mencionadas na Bíblia várias vezes e são chamadas de calções. Nunca são associadas com roupa de mulher. Falando da roupa dos sacerdotes, a Bíblia diz: “Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas. E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele.” (Êxodo 28:42-43). [Estes calções são roupa íntima masculina, usada por baixo de roupas compridas, ver contexto.] Você só encontrará calças ou calções relacionadas com roupa masculina.

Deuteronômio 22:5 diz: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, quem faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.” O dicionário define a palavra abominação como “algo extremamente sujo e totalmente odiável.” As ações categorizadas nas Escrituras como abomináveis são as mais terríveis imagináveis, tais como homossexualidade, bestialidade, bruxaria e outras ofensas graves. Deus nos disse que Ele é assim: Ele tem [a mais extrema] repugnância pelas mulheres que se vestem com roupas de homens. Mas quem disse que calças compridas são roupas de homens? Deus disse. Ao contrário da maneira pela qual temos sido enganadas pelas artes, televisão, etc., a roupa dos homens e das mulheres NÃO eram iguais nos tempos bíblicos. Havia uma grande distinção entre suas roupas.

A maior diferença entre a roupa masculina de agora e a daquele tempo é [apenas] que aqueles homens se vestiam com roupas mais compridas e abundantes que a roupa usada pelos homens hoje em dia. Por cima de tudo, havia uma longa-túnica. Em algumas ocasiões [de trabalho] a suspendiam até os joelhos, porém quase sempre iam até bem mais abaixo. Sob ela, a roupa dos homens incluía um calção [como um bermudão ou ceroulão comprido e frouxo] e um cinturão especial. Quando um homem não estava trabalhando, procurava ficar com este cinto folgado, para sua comodidade.

 Quando começava a trabalhar ou se envolvia com alguma atividade agitada, levantava alguns centímetros da cintura de sua longa-túnica externa e prendia esta dobra de sua vestimenta no cinturão usado com este propósito.

Isto livrava seus pés de atrapalhos e [de se arrastar na] lama, enquanto trabalhava. Todavia, o homem tinha bastante roupa posta, porque se vestia com calções compridos, por baixo de sua longa-túnica exterior. De acordo com os versículos anotados, estes calções eram suficientemente compridos para cobrir as pernas desde os tornozelos até as coxas.

Como resultado, todas as vezes que a frase ”cingir os lombos” é mencionada na Bíblia, é sempre se referindo somente aos homens [levantando um pouco as suas longas túnicas, para que não se arrastem no chão]. O Senhor mandou Jó cingir os lombos por duas vezes e especificou que era isto uma prática exclusivamente para os homen. Jó 38:3 diz: “Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.” Jó 40:7 diz: “Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei, e tu me explicarás.”

Esta frase nunca é usada referindo-se a uma mulher, não há nenhuma outra referência que sugira que calças são roupas que mulheres possam usar. A prática de vestir-se com calças compridas internamente e com uma vestidura externa que nem sempre chega à batata das pernas, ou de levantar [mesmo que temporariamente] a orla das vestes externas deixando à mostra as pernas ou mesmo alguns centímetros das coxas acima dos joelhos [ainda neste caso elas estariam cobertas pelos longos e largos calções], foi somente praticada por homens e somente aprovada para homens, de acordo com a Bíblia.

O que leremos adiante é do Dicionário Pictórico de Zondervan: “Alguns artigos de roupa feminina levavam até certo ponto o mesmo nome e a mesma fórmula básica que a do homem, mas havia suficiente diferença... para que, na aparência, a linha de demarcação entre o homem e a mulher fosse detectada facilmente.” Vemos então que, mesmo à distância, era facílimo distinguir se um indivíduo era homem ou mulher. Temos uma desculpa esfarrapada quando dizemos que é aceitável que uma mulher se vista como homem e que um homem se vista como mulher, se pensarmos que isto se fazia nos tempos bíblicos. Isto simplesmente não é verdadeiro [de modo algum].

Seguramente vocês já ouviram falar do cantor de rock-and-roll, “Boy George”. Ele é um cantor de rock que se veste com roupa de mulher, usa cosméticos, usa penteados femininos e se faz e fala como mulher, quando canta. Uma publicação o descreve como “O mesclador de gêneros dos anos oitenta”. Deus nunca teve a intenção de que os sexos fossem confundíveis e Ele deixa isto bastante claro em muitas passagens da Bíblia. O Senhor pôs diferenças específicas entre o homem e a mulher quanto à roupa e ao comprimento do cabelo, para que uma pessoa imediatamente possa ser identificada pela sua silhueta; e nos deu mandamentos diretos e incisivos para que mantenhamos estas diferenças. Pessoas como Boy George estão transgredindo abertamente os limites que o Senhor colocou. São abomináveis a Deus. Deuteronômio 22:5 diz: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.”