9 de julho de 2015

“Sensualidade e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio”.


A santa Palavra de Deus afirma que não devemos amar o mundo nem as coisas que há no mundo (1 João 2.15). As vestes modernas e muitas roupas da moda são criadas para satisfazer aos padrões do mundo e não ao padrão do Senhor Jesus. A indústria da moda fomenta o orgulho, a concupiscência da carne e a concupiscência dos olhos, e não a pureza e a santidade. O seu propósito não é cobrir o corpo, mas vesti-lo de modo sensual ou descobri-lo. O mundo não nega isso. Por que, então, o negam muitos crentes? O mundo parece mais sincero a respeito do assunto do que muitos daqueles que enchem nossas igrejas e nossos púlpitos.

As mulheres especialmente devem estar cientes de como as suas vestes causam impacto nos homens, porque, falando de modo geral, os homens são mais orientados pela visão do que as mulheres. Richard Baxter comentou sabiamente que as mulheres pecam quando as suas vestes tendem a “enredar as mentes dos que as contemplam, prendendo-as em paixões impudentes, luxuosas e devassas; e, embora vocês digam que não tinham a intenção, a culpa é sua – vocês fizeram aquilo que prendeu a mente dos homens e não se esforçaram ao máximo para evitar isso.
Mesmo que o pecado seja deles e que a causa seja a vaidade, vocês, mulheres, são culpadas de produzir a ocasião desnecessária, pois têm de levar em conta que vive em meio a almas enfermas! Vocês, mulheres, não podem colocar pedra de tropeço no caminho dos homens, nem acender o fogo da concupiscência deles, nem fazer de suas vestes uma armadilha para eles. Vocês, mulheres, têm de andar entre pessoas pecaminosas como fariam se estivessem portando uma vela em meio a pólvora ou palha, pois, de outro modo, poderão ver a labareda que não tinham previsto, quando for tarde demais para apagá-la”. Baxter prosseguiu, advertindo às mulheres: “Vocês devem servir a Cristo usando roupas que expressem humildade, renúncia, castidade, sobriedade, a fim de levar outros a imitá-las na prática do bem; em vez de, com as vestes de vocês, servirem ao diabo, ao orgulho, às concupiscências, atraindo os homens a imitá-las na prática do mal”. É muito raro encontrar uma mulher que entende corretamente o efeito que suas roupas têm sobre os outros. Muitas mulheres não compreendem que são velas em meio à pólvora.

De modo semelhante, Thomas Manton declarou: “As roupas foram dadas para cobrir a nudez e a deformidade que foram introduzidas pelo pecado. Por isso, o apóstolo disse: ‘As mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia’... deixar o peito descoberto, no todo ou em parte, é uma transgressão desta regra. As mulheres descobrem a sua nudez, que deveriam esconder e ocultar, especialmente na presença de Deus... habitualmente, mulheres vêm com vergonhosa impudência à presença de Deus, dos homens e dos anjos. Esta é uma prática que não concorda com a decência nem com a convivência; é injustificável, resultante de orgulho e devassidão; nutre o orgulho pessoal e provoca cobiça em outros. Poderíamos pensar que tais mulheres são pessoas ímpias que oferecem veneno aos outros. Elas fazem o que é pior: põem armadilhas para enredar a alma; descobrem o que deveria ser coberto... Crentes devem evitar o pecado em si mesmo e não provocá-lo nos outros”.

Thomas Manton estava falando com pessoas que usavam muito mais roupa do que as mulheres de nossos dias usam, em suas minissaias, blusas decotadas, maiôs ou biquínis. A argumentação de Manton é clara: os crentes devem ficar longe de provocar os pecados em si mesmos e, especialmente, nos outros – a nudez pecaminosa contribui para a provocação do pecado.

Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela (Mateus 5.27-28). O argumento óbvio desta ordem de Jesus é que os homens devem guardar sua mente e coração por governarem corretamente seus olhos. Os homens são responsáveis diante do Deus vivo pela maneira como usam os seus olhos. No entanto, as mulheres parecem freqüentemente não perceber que, por causa deste mesmo mandamento, elas são responsáveis por se vestirem com modéstia. Elas não devem usar roupas sensuais, luxuriosas e caras, para não levar os outros ao pecado. Os homens têm de prestar contas a Deus pela maneira como usam seus olhos, enquanto as mulheres devem ter o cuidado de não colocar pedra de tropeço diante dos homens.