30 de maio de 2018

9 Teses sobre Casamento, Divorcio, Novo Casamento e Adultério

Em dias quando muitas pessoas estão vivendo em aberto pecado sexual – quer vivendo juntas sem casamento, vivendo com a esposa de outra pessoa ou divorciando e casando novamente à vontade – é tempo de considerar o que o SENHOR diz sobre este assunto. Seguiremos a Palavra de Deus, não nossas opiniões, ou o que parece certo e errado.

1.Todos os casamentos são ordenados por Deus. Deus une um homem e uma mulher numa união inquebrável, até que a morte os separe. Este é o caso, mesmo se os votos se casamento forem feitos num cartório entre dois pagãos. Não-cristão nu lugar secular, ou um casamento numa igreja falsa ainda é a ligação de duas pessoas numa união inquebrável.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus 19:6

A mulher está ligada enquanto vive o marido 1 coríntios 7:39

Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive romanos 7:2

Por isso, deixe o homem pai e mãe e se uma a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Gêneses 2:24

    2. Adultério não pode quebrar a união original do casamento, que pode ser quebrada somente por Deus, na morte.

    3. Se algum homem repudia sua esposa e casa com outra mulher, ele comete adultério contra sua esposa. Nem a ‘’parte culpada” (o adultero) nem a “parte inocente” ( o enganado) podem se casar novamente, a menos que o cônjuge original tenha morrido.

Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também Lucas 16:18

De sorte que, vivendo o marido, será chamada (a esposa) adultera se for doutro marido romanos 7:3

    4. Se um homem divorcia da sua esposa, ele não está livre para casar com outra mulher; a menos que sua esposa tenha morrido. Nada pode santificar ou tornar legal um “ Casamento” com uma segunda esposa; nem a passagem do tempo, nem a conversão de um um ou ambos os parceiros, nem o decreto ou “benção” da igreja podem tornar licito um segundo casamento, enquanto o primeiro cônjuge ainda viver. Jesus confrontou os muitos casamentos da mulher samaritana com essas palavras: Porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido. (João 4:18) João o Batista confrontou Herodes, que casou com Herodias enquanto o marido (Felipe) dela ainda estava vivo: “Não te é licito possuir a mulher de teu irmão” (Marcos 6:18). Porque Felipe ainda estava vivo, Herodes e Herodias estavam cometendo adultério. Por denunciar isso claramente, João o Batista foi aprisionado e executado. O mesmo aconteceu hoje. Nos nossos dias a perseguição chega na forma de ira contra o mensageiro:” Seu legalista”. “Deus não esperaria tal coisa de mim” “Você está tornado tudo muito difícil” Estas são objeções comuns nos dias de hoje.

    5. Arrepender e continuar a viver na mesma relação adultera pecaminosa com a uma segunda ou terceira “esposa” não é arrependimento. Se um sodomita ou fornecedor se converte, e continua a viver sexualmente, etc., om seu “parceiro” enquanto alegando ter se arrependido, ele demostra que é um impenitente e rebelde.  

     6. Se Jesus julga uma relação como adultério, então arrepender significa que a relação adultera deve cessar. Continuar – alegando amor, dificuldade ou qualquer outra razão – não é uma opção. Isto é parte do tomar a cruz e seguir Cristo. Você não pode viver no pecado e estar em Cristo.

    7. Se um homem divorcia de sua esposa, ele tem duas opções: “ Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido” (1 corintos 7;11). Entrar numa relação com uma terceira parte (casamento ou fornicação ou coabitação) não é uma opção. Assim, Jesus fala de alguns que “se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus” Mateus 19:12; pessoas que renunciam o sexo, pois devem viver como solteiros, visto serem divorciados.

     8. Se um crente é casado com uma incrédula, ele não deveria procurar se apartar de um casamento difícil como esse: “ Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe” 1 coríntios 7:12-13.

    9. Ninguém pode afirmar que isto é fácil. Os discípulos ficaram tão chocados com os ensinos de Cristo sobre a união inquebrável do casamento e o único fundamento para o divórcio (sempre com nenhum novo casamento), que exclamaram: “ Se assim é a condição do homem relativamente á mulher, não convém casar” Mateus 19:10. Jesus replicou: “ Nem todos podem receber essa palavra, mas só aqueles a quem foi concedido” Mateus 19:11. Contudo, não importando quão duas possam ser as palavras de Cristo, Jesus não mudará seus ensinos para nos favorecer. Eles são perpétuos e imutáveis; não são culturalmente limitados nem antiquados. Eles são a palavra do filho de Deus, as quais recebeu do seu Pai. Jesus mostrou misericórdia aos adúlteros ( “Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais”; João 8:11), mas ordena que se arrependam) ” Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”; Lucas 13-5. Aqueles que se arrependem – o que envolve perdão dos pecados – é mostrada misericórdia; os demais não entrarão no reino dos céus:  


Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
1 Coríntios 6:9-11