13 de dezembro de 2014

Os Malefícios do Facebook para saúde


A pesquisa foi feita pela Universidade Edinburgh Napier na Grã-Bretanha, com uma amostra de 200 estudantes. O número de entrevistados é pequeno, mas os resultados são significativos.

Segundo conclusões dos pesquisadores, o nível de estresse de um usuário de redes sociais, é diretamente proporcional ao número de amigos que ele tem em sua ‘rede’. Possuir muitos amigos faz com que o nível de estresse e ansiedade aumente.

Para Kathy Charles, líder do estudo os resultados foram paradoxais em muitos momentos. Os alunos que gastam mais tempo online e possuem mais amigos na rede, são os que têm maiores dificuldades em falar dos benefícios do site. 

A maioria dos entrevistados disse que utilizam a rede para não perderem o contato com os amigos. Alguns já pensaram em cancelar a conta no site, mas temem perder alguma novidade ou ofender os amigos. Para o líder do estudo, o facebook é um vício: “você fica conectado com medo de perder alguma coisa, mas na maioria das vezes nada acontece”.

As causas do estresse se relacionam com as ‘etiquetas’ do facebook. Para manter amigos, é necessário ser criativo e divertido. O usuário se transforma numa espécie de celebridade que sente a obrigação de produzir algo novo sobre si para agradar aos fãs.