8 de novembro de 2014

FUTEBOL TEM COLABORADO COM O ALTO INDICE DE HOMICIDIOS:

Voce sabia que o Brasil lidera ranking de mortes em confrontos no futebol, aponta estudo,Elaine Patricia Cruz,Da Agência Brasil.Nos últimos dez anos, 42 torcedores morreram em conflitos dentro, no entorno ou nos acessos aos estádios de futebol. Os dados foram contabilizados e estudados pelo sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universo, Maurício Murad, baseado em dados fornecidos por jornais, revistas e rádios das principais cidades do país entre os anos de 1999 e 2008. As informações foram mais tarde checadas nos Institutos Médico Legais (IMLs) e nas delegacias de polícia das cidades onde as mortes ocorreram.

"Quando começamos a fazer o levantamento, o Brasil estava em terceiro lugar na comparação com outros países no número de óbitos. A ordem era Itália, Argentina e Brasil. Hoje, dez anos depois, o Brasil conquistou o primeiro lugar. É uma conquista trágica, perversa", afirmou o professor.


Além do crescimento do número de mortos em conflitos esportivos nos últimos anos, a pesquisa também verificou mudanças na forma dessa violência. Se antes as mortes ocorriam por quedas ou brigas, hoje elas ocorrem geralmente por armas de fogo. "Chegar aos estádios, cada um chega mais ou menos numa hora, mas sair, sai todo mundo junto. Ali é que mora o perigo. O índice de homicídios é muito grande, e o futebol tem colaborado de forma assustadora com esse índice. Muitas pessoas são assassinadas entre brigas de torcidas.Ate mesmo jogadores são assassinados por pessoas do time contrario ou do mesmo time por algum vacilo durante o jogo.


O jogador Andres Escobar, foi assassinado após a Copa do Mundo de 1994. Escobar havia marcado um gol contra na partida que desclassificou sua seleção. Poucos dias após a eliminação, em Medelim, o jogador acabou recebendo um tiro. As investigações dão conta que Escobar foi assassinado a mando da máfia de apostadores da Colômbia.